Com o tema “Fraternidade e Educação”, inicia nesta quinta-feira (26), às 8h, com um seminário na câmara municipal, a 12ª semana de Direitos Humanos em Formoso do Araguaia, na região sul do Tocantins. O evento é aberto à comunidade em geral.
Promovida anualmente pelo Centro de Direitos Humanos de Formoso do Araguaia (CDHF), o evento tem o objetivo de provocar reflexões sobre direitos humanos e educação.
Segundo a articuladora da entidade, Elsinar Cabral Ferreira, ao longo da programação as discussões girarão na ótica da partilha do sensível e do controle social. Temas como: Essa Escola chamada vida, Vida e morte da educação, CDHF como ferramenta política de educação e a Igreja discípula e mestra junto ao povo; também serão debatidos durante o evento.
Irão ministrar as temáticas os padres José Nilde e José Marcos; professor e doutor em Educação, Sebastião Donizete Carvalho; o pároco de Araguaçu e doutor em Educação, Padre Jairo Barbosa Moreira; o especialista em Direitos Humanos e um dos coordenadores do Projeto da CNBB, “Encantar a Política”, o frade dominicano José Fernandes Alves e o educador, produtor e agente cultural do Rio de Janeiro, Silvio Batistela.
A Semana de Direitos Humanos de Formoso conta coparticipação na realização, a Secretaria Municipal da Educação, colégios estaduais, IFTO, Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Município e a rádio local, além de conselhos municipais e as lideranças da Igreja Católica.