O Coletivo Ajunta Preta lançou a sexta edição do Julho das Pretas com a temática “Mulheres Negras na Política. O evento que acontece anualmente inicia na próxima terça-feira (19) e o Movimento dos Direitos Humanos no Tocantins (MEDHTO) é uma das entidades que compõe o grupo de mulheres ativistas.
Segundo o Coletivo Ajunta Preta a escolha do tema tem o intuito de provocar uma reflexão e mobilização acerca da questão das mulheres negras nos espaços de decisão política levando em conta a baixa representatividade das mulheres negras na política.
Conforme a organização rodas de conversas sobre mulheres negras lésbicas, bissexuais, nos espaços de poder e roda de conversa com mulheres negras de axé, de terreiro e umbanda, exibição e promoção de cine-debate é parte das atividades do evento.
Nesta edição do evento será formatada uma carta de compromisso a ser entregue às(aos) candidatos (as) que disputam as eleições deste ano para oficializar a garantia do desenvolvimento de ações e políticas públicas garantindo o direito à vida e a dignidade da mulher negra.
Também acontecerá uma roda de conversa online com Mulheres Negras do TO pré-candidatas as eleições.
Para Maria Vanir, coordenadora do MedhTO, é importante fazer parte deste coletivo. “O MEDH/TO luta para que seja garantido um espaço de igualdade, de respeito e representatividade das mulheres e com as mulheres do Ajunta Preta não é diferente”.