Com o lema “tempos de esperançar”, o frei levantou um diagnóstico, causas e possíveis soluções com a perspectiva de promoção, defesa e educação dos direitos humanos no país.
Aconteceu no último sábado (03) a oficina virtual do Projeto Sementes ministrada pelo Frei José Fernandes, Dominicano da Comissão Justiça e Paz do Brasil. Ação aconteceu em Paraíso do Tocantins. Na ocasião, ele fez uma análise de conjuntura à luz dos direitos humanos.
Com o lema “tempos de esperançar” e participando virtualmente, o frei iniciou a oficina levantando um diagnóstico, causas e possíveis soluções com a perspectiva de promoção, defesa e educação dos direitos humanos no país.
José Fernandes elencou que numa panorâmica temporal dos últimos 4 anos, temos uma sociedade mais desigual, crescente destruição ambiental, do racismo, da fome, do feminicídio e outros viés que levaram comunidades indígenas, moradores de rua, famílias sem moradia, quilombolas, dentre outras, para uma realidade de menos direitos humanos.
Ele finaliza destacando que os movimentos dos direitos humanos têm um papel importante enquanto agentes sociais junto ao governo federal. E levanta possíveis medidas para resgatar um Brasil para todos executando campanha Brasil sem fome, reforma agrária e urbana com a indispensável mobilização e participação popular através de projetos sociais.
Interagiram com frei José durante o debate representantes do Centro de Direitos Humanos de Cristalândia – CDHC, Centro de Direitos Humanos de Porto Nacional – CDHP, Centro de Direitos Humanos de Formoso do Araguaia – CDHF, Centro de Ensino Popular – CEP, Movimento dos Atingidos por Barragem – MAB, Movimento dos Sem Terra – MST, ATRATTO, Instituto Art’ Afro DH de Miracema e aldeia indígena Canela do TO.
Para assistir ou rever as participações e análise de conjuntura à luz dos direitos humanos com o Frei José Fernandes acesse: https://www.youtube.com/watch?v=d4esVBSXHKM.