Na última terça-feira, 24, o Movimento dos Direitos Humanos e Ambientais no Tocantins (MedhTO) realizou a primeira aula do curso “Direitos Humanos Ambientais e Mudanças Climáticas”. Transmitida pela plataforma do Youtube, a aula reuniu alunos e interessados no tema. Com participação especial do educador e filósofo Paulo Cesar Moreira Santos.
O curso, que tem como objetivo principal promover a conscientização socioambiental, o primeiro módulo abordou assuntos relacionados aos direitos humanos e mudanças climáticas.
A abertura contou com a participação especial do educador e filósofo Paulo Cesar Moreira Santos, que atua no Projeto Defendendo Vidas e Garantindo Direitos Expropriados, vinculado ao Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Paulo Cesar também participa da Comissão Pastoral da Terra (CPT), da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDHO) e do Movimento Nacional dos Direitos Humanos (MNDH).
Motivado pelas perguntas durante a interação com os participantes na aula, Paulo Cesar Moreira Santos destacou que “a Revolução Verde, em um primeiro momento, visava suprir a humanidade com alimentos, mas trouxe problemas graves. A monocultura depende de grandes extensões de terra, desmatamento e, principalmente, de agrotóxicos. Portanto, o processo de violência que vivenciamos hoje tem raízes nos problemas estruturais do Brasil. Atualmente, há violência relacionada a queimadas, a territórios indígenas e quilombolas, e, hegemonicamente, quem está por trás disso é o agronegócio”.
Coletivo Educadores Ambientais
Maria Otília, uma das coordenadoras do Coletivo Jovem Educadores Ambientais falou sobre o projeto, que é uma iniciativa do MedhTO e apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade (iCS).
Ela destacou que os jovens do Coletivo Educadores Ambientais já promoveram a conscientização ambiental utilizando óculos de realidade virtual com o filme Amazônia Viva. Neste segundo semestre de 2024 estiveram em ação na feira gastronômica de Taquaruçu e na Summit Palmas.
Segundo a coordenadora do MedhTO, Maria Vanir Ilídio, o curso representa uma oportunidade única para aprofundar o conhecimento sobre direitos humanos e questões ambientais. “Esse curso é uma das bases do nosso projeto ‘Direitos Humanos Ambientais e Mudanças Climáticas’. Nosso foco é capacitar agentes de transformação em busca de um futuro mais sustentável”, afirmou.
As inscrições poderão ser realizadas até domingo, dia 29, através do link do formulário. https://forms.gle/2QijtLqUDQ821RdD8