Unido com o Movimento Negro no Tocantins na luta contra o racismo à população negra, o Movimento Estadual de Direitos Humanos (MEDHTO) participou neste sábado (19) da “Marcha Vidas Negras Importam”. O ato que aconteceu na avenida Tocantins em Taquaralto lembrava o Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.
Durante caminhada representantes antirracistas clamavam por mais respeito com a cultura e com a fé do povo negro. Também mais respeito com as pessoas negras nos postos de trabalho e nos mais diversos ambientes e sociedade em geral.
Finalizaram o ato no ginásio Ayrton Senna com apresentações culturais como capoeiras e batalhas de rima de Palmas.
Educadores ambientais
O Coletivo Adolescentes Educadores Ambientais, projeto de iniciativa do Medhto, estiveram também na marcha conscientizando a comunidade com informações sobre como proteger o meio ambiente dos impactos negativos provocados pela ação humana.
Para a coordenadora do Medhta, Maria Vanir, a comunidade negra sofre com o crescente preconceito e violência física e psicológica nos mais diversos segmentos da sociedade. “Nos unimos a população negra para levantar sua bandeira de que as pessoas negras são vidas que também merecem moradia, trabalho digno e mais respeito com suas crenças”, diz ela.