O filme “Amazônia Viva” foi apresentado em formato virtual pelo Coletivo de Jovens Educadores Ambientais neste sábado, 24. A ação aconteceu no stand da Universidade Federal do Tocantins (UFT), no Palmas Summit 2024. A transmissão do documentário, com duração de 10 min, foi feita por meio de óculos 3D.
O projeto que envolve o protagonismo da juventude, é uma iniciativa do Movimento Estadual dos Direitos Humanos e Ambientais no Tocantins (MEDHTO). E o objetivo é conscientizar as pessoas da importância do meio ambiente para sobrevivência humana.
O evento atraiu a atenção do público, como o estudante de medicina veterinária, Pedro Henrique Felício Ferreira, que expressou sua admiração pela experiência. “Achei impressionante, até porque eu amo a natureza. Vim aqui experimentar esta tecnologia. Ver a indígena como o espírito guardião da floresta e observar o contraste entre a vida e a destruição foi impactante. Precisamos nos conscientizar cada vez mais sobre a importância de proteger a natureza. Nossa vida depende dela”, comentou Pedro Henrique.
Ele também elogiou a iniciativa do Medht, que utiliza a tecnologia como ferramenta para sensibilizar as pessoas sobre a importância da preservação da natureza. “Achei incrível essa forma de educação. Tem que impactar mesmo “, enfatizou elogiando a participação ativa dos jovens no projeto, “os jovens são o futuro de amanhã”.
Para a coordenadora do MedhTO, essa foi uma das experiências de muitas que realizarão. “Esta foi a primeira e conseguimos atrair a atenção do público. Então levamos através deste filme um conhecimento que vai gerar uma mudança de pensamento sobre a realidade das nossas florestas, meio ambiente, sua grande importância para nós”, explicou Maria Vanir Ilídio.
Projeto
O Projeto Jovens Educadores Ambientais tem o apoio do Instituto Clima e Sociedade. E busca promover uma mudança de comportamento da população frente aos impactos das mudanças climáticas.
Além disso, a iniciativa incentiva práticas sustentáveis e a adoção de hábitos que reduzam a pegada de carbono. Com isso, o projeto pretende engajar jovens e comunidades na luta contra os desafios ambientais que afetam diretamente o futuro do planeta.
Filme
“Amazônia Viva” já havia conquistado reconhecimento internacional, ao vencer o prêmio de melhor filme de realidade virtual 360° no Barcelona Planet Film Festival em 2023. O filme, com 10 minutos de duração, oferece uma experiência imersiva pela região do Rio Tapajós, utilizando filmagens em 360° para aproximar o público de um dos biomas mais importantes e ameaçados do planeta.