Jovens Educadores Ambientais realizam Amostra do “Amazônia Viva” com foco na preservação ambiental.

O Coletivo Jovem Educadores Ambientais coordenou a 3ª Amostra do filme “Amazônia Viva” no Colégio Criança Esperança, em Palmas. A ação aconteceu nesta quinta-feira, 31, e envolveu os alunos da turma do EJA.

O objetivo da ação é a conscientização socioambiental que exemplifica o potencial da união entre tecnologia e educação. E ainda proporcionou entretenimento aos estudantes.

Durante a ação, os alunos participaram de uma imersão sobre uma Amazônia literalmente viva. E com um olhar aprofundado sobre a preservação ambiental.

De acordo com a Coordenadora do MedhTO, Maria Vani, a amostra vem alertar a todos para a importância essencial de uma Amazônia Viva. “Nos permite explorar a biodiversidade única da floresta amazônica em uma apresentação em 3D, oferecendo uma perspectiva inovadora sobre a maior floresta tropical do mundo. E que a Amazônia viva tem um papel fundamental no equilíbrio do ecossistema global”.

O Coletivo Jovens Educadores Ambientais é uma iniciativa do Movimento dos Direitos Humanos e Ambientais no Tocantins, com apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). Desde 2022, o projeto atua em prol da justiça climática e da educação socioambiental, promovendo o uso sustentável da terra e buscando desvincular o crescimento econômico dos impactos ambientais e das mudanças climáticas. Utilizando ferramentas inovadoras como os óculos virtuais, o coletivo engaja a comunidade na conscientização ambiental.

A professora de Biologia, Pollyana, comentou a experiência destacando a emoção de vivenciar o conteúdo por meio dos óculos de realidade virtual, que trouxe uma sensação de imersão impactante. “É muito emocionante acessar um vídeo através do óculos virtual, pois você sente como se estivesse participando ativamente daquilo. Quando essas realidades chegam ao ambiente escolar, vemos o quanto a tecnologia auxilia na educação e na formação ambiental”, disse Pollyana, enfatizando que essa tecnologia aprimora o ensino e a aprendizagem.

A experiência foi não só educativa, mas também emocional, relatou o professor de Língua portuguesa, Eltier. “Ao vivenciar o ambiente virtual, percebemos a grandiosidade da floresta e a importância de sua preservação. Precisamos muito mais da floresta e das árvores do que elas de nós”, afirmou, ressaltando o valor ecológico e educativo da experiência.

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Ascom MedhTO

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