A líder do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), entidade associada ao Movimento dos Direitos Humanos no Tocantins (MEDHTO), Judite Rocha, é uma das protagonistas do documentário Mulheres de Luta, dirigido por Ana Elisa Martins. A produção foi exibida no Cine Cultura – Sala Sinhozinho, dentro da programação da Mostra Mulheres em Cena, uma iniciativa da Fundação Cultural do Tocantins que celebra a força, a diversidade e a representatividade das mulheres no cinema.
O documentário, produzido pela Siá Produções Criativas em parceria com a Círculo Filmes, retrata a trajetória de três mulheres tocantinenses que têm se destacado na defesa dos direitos humanos e da equidade de gênero: Luz Arinda, Judite Rocha e Bernadete Aparecida. O filme evidencia suas lutas diárias por justiça social, igualdade e respeito, reforçando o papel transformador de suas ações em suas comunidades e no estado.
A participação de Judite Rocha reafirma sua relevância como voz ativa na defesa dos povos atingidos por grandes empreendimentos e como referência na luta por dignidade e direitos para as populações mais vulnerabilizadas do Tocantins. Sua presença no filme amplia o alcance de sua atuação e inspira novas gerações a seguirem caminhos de resistência, solidariedade e transformação social.
Para Judite, o documentário traz um debate importante e que as gerações vão contar a história. “Traz o protagonismo das mulheres que fazem a luta. No Estado, tem outras mulheres de luta, e que pra mim foram inspiração para levantar a bandeira de luta, de resistência, desse algo que diz “o amanhã está em nossas mãos e nossos dias, e que somos nós que plantamos essa semente, mas também somos nós que vamos colher e tornar plantar para outras pessoas. E nossos filhos vão dizer essa luta começou lá atrás e meus pais fizeram parte. Por isso estou muito feliz e agradeço por essa participação”.
Ela ainda destaca a importância de voltar o olhar de cuidado para o meio ambiente. “O documentário ainda traz o debate sobre a questão ambiental, é só olharmos as gravações feitas na região do Lageado e podemos dizer assim “Olha o que fizeram com o nosso rio”.
A Mostra Mulheres em Cena reúne obras que exploram diferentes vivências e perspectivas femininas, promovendo o debate sobre o protagonismo da mulher na sétima arte e na sociedade. O projeto foi realizado com recursos da Lei Paulo Gustavo e dirigido pela Fundação Cultural de Palmas.
Veja a fala da Judite no vídeo abaixo.