O Movimento Estadual de Direitos Humanos e Ambientais do Tocantins (MEDHTO) organiza o terceiro módulo do curso online “Direitos Ambientais e Mudanças Climáticas” em um momento em que Palmas enfrenta diversos desafios ambientais críticos. Marcado para o dia 29 de outubro, às 19h30, e transmitido pelo YouTube, o evento contará com a participação da advogada Fátima Dourado e mediação de Maria Vanir. Com o tema “Questões Ambientais em Palmas”, o encontro busca debater o contexto atual, onde urbanização acelerada, desmatamento e mudanças climáticas estão intensificando o impacto no meio ambiente local.
Em Palmas, uma cidade planejada no Cerrado, os impactos da urbanização se destacam, gerando ilhas de calor e déficit de áreas verdes. Estudos mostram que áreas com baixa vegetação em Palmas podem registrar temperaturas até 8°C mais altas do que áreas verdes próximas, agravando o desconforto térmico dos moradores. Além disso, a falta de um transporte público eficiente e o uso excessivo de veículos individuais aumentam a emissão de gases de efeito estufa, fator crítico para o aquecimento global. Leia mais sobre em: https://gazetadocerrado.com.br/palmas-e-o-desafio-das-mudancas-climaticas/.
Outro problema é a expansão urbana desordenada, que ameaça o Cerrado, um bioma vital para a regulação climática e conservação da biodiversidade. Em Palmas, o desmatamento das áreas verdes compromete serviços ecossistêmicos, como a filtragem de água e a qualidade do ar. O estado enfrenta um desafio em integrar desenvolvimento com sustentabilidade, onde políticas de arborização e infraestrutura verde são fundamentais para combater o aumento das temperaturas e preservar o meio ambiente. Leia mais sobre em: https://conexaoto.com.br/2024/01/29/tocantins-segue-com-desafios-ambientais-na-era-da-emergencia-climatica
O terceiro módulo do curso oferecerá aos participantes a chance de aprender e discutir esses desafios e explorar soluções como políticas urbanas de sustentabilidade e preservação do Cerrado. Nos siga no instagram @Medhto ou entre em contato pelo WhatsApp (63) 99215-1887.