Uma roda de conversa realizada nesta segunda-feira, 23, marcou o encerramento do curso Capacitação para Conselheiros e Conselheiras dos Conselhos de Direitos e de Políticas Públicas, promovido pela Escola de Governo de Palmas, ligada à Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Secad). A atividade contou com a presença da coordenadora do Movimento dos Direitos Humanos e Ambientais no Tocantins (MEDHTO), Maria Vanir Ilídio.
Na ocasião, o Movimento Estadual de Direitos Humanos e Ambientais no Tocantins (MedhTO), que contribuiu com o módulo ‘Direitos Humanos como Política Pública’, ministrado em dois encontros formativos. O curso reuniu 34 conselheiros e conselheiras municipais e teve como foco fortalecer o papel dos conselhos na formulação, controle e fiscalização de políticas públicas.
A coordenadora do MedhTO, Maria Vanir Ilídio, destacou a relevância da formação como espaço de construção coletiva e de reconhecimento do papel fundamental da sociedade civil na defesa dos direitos humanos. “Participar dessa formação foi uma oportunidade de reafirmar que os direitos humanos não são um favor, mas uma política pública essencial. Quando o Estado e a sociedade civil se sentam para dialogar, formamos uma base mais sólida para garantir direitos e promover justiça social”, afirmou.
Vanir também reforçou o compromisso do MedhTO em fortalecer os espaços de controle social. “O movimento atua em rede com 16 entidades associadas e entende que o fortalecimento dos conselhos é estratégico para garantir que as políticas públicas atendam, de fato, às demandas da população. Estamos comprometidos com uma atuação cidadã e crítica, que valorize o protagonismo dos sujeitos de direitos”, completou.
