A Coordenação do Movimento dos Direitos Humanos e Ambientais no Tocantins (MEDHTO) reuniu com os membros do Coletivo Jovens Educadores Ambientais (CJEA), para planejar as atividades do segundo semestre de 2024. A reunião aconteceu no último domingo, 04, na sede do Medhto.
Durante o encontro, os jovens alinharam ações práticas com a proposta de conscientizar a comunidade local sobre as questões ambientais. Realizando atividades com estudantes do ensino médio e em outros locais públicos.
Uma das inovações do projeto para este semestre são os óculos virtuais. Com eles, os jovens educadores ambientais vão informar e conscientizar, através de uma vivência virtual, sobre as questões ambientais. Os jovens ainda manusearam os óculos durante na reunião de planejamento.
Maria Vanir Ilidio, Coordenadora Geral do MEDHTO, destacou a eficiência da nova abordagem. “Incluímos atividades com óculos virtuais em nosso planejamento para abordar questões ambientais. Acreditamos que essa experiência impactará o interesse das pessoas na defesa do meio ambiente”, afirmou Ilidio.
Projetos
O Medhto lançou o Projeto Direitos Humanos e Socioambientaisem 22 de fevereiro de 2022, com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS). A iniciativa visa formar jovens em educação ambiental para tornarem futuros defensores do meio ambiente.
Como parte do projeto, o Coletivo Adolescentes Educadores Ambientais foi criado para incentivar o protagonismo de jovens a partir dos 16 anos. Suas ações focam na educação ambiental e preservação do clima. Além do fortalecimento do Movimento dos Direitos Humanos no Tocantins.