Para uma conscientização ambiental, o Movimento Estadual dos Direitos Humanos (MEDHTO) participa nesta sexta-feira, 19, do evento o ‘Dia da árvore’ que traz como tema ‘arvore é vida e sustentabilidade. A iniciativa da prefeitura de Palmas acontece no Viveiro Central de Palmas, ao lado do Parque da Pessoa Idosa Francisco Xavier de Oliveira, das 8h às 17h, e é aberta à população.
A temática destaca o papel essencial das árvores para a qualidade de vida, o equilíbrio climático e a preservação dos recursos naturais. A proposta é envolver tanto os estudantes da rede municipal quanto a comunidade em geral em atividades que unem aprendizado, cultura, direitos humanos e práticas sustentáveis.
Durante a ação, o MedhTO promove educação ambiental e práticas de defesa socioambiental com a coleta de assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) Amazônia de Pé’ e com a exibição do filme Amazônia Viva em óculos 3D. E a prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), incentiva ao presentes o cuidado com o meio ambiente com palestras, oficinas, estandes interativos e passeios guiados pela trilha do Viveiro e distribuição de árvores frutíferas, sementes, plantas medicinais e ornamentais.
A coordenadora do MedhTO, maria Vanir Ilídio, reforça a importância das parcerias pela defesa do meio ambiente. “Cada árvore que preservamos ou plantamos é um compromisso com a vida e com as futuras gerações. Nossa luta é por justiça socioambiental, e isso só é possível com a união de forças entre sociedade e poder público”, destacou.
Para Emiliana, representante da Fundação Municipal de Meio Ambiente (FMA), a iniciativa reforça o compromisso de Palmas com a preservação ambiental. “Esse evento é a demonstração do nosso compromisso com o meio ambiente, por meio do incentivo à arborização, que é a estratégia mais consistente para contribuir no enfrentamento às mudanças climáticas. Temos um projeto permanente de doação de mudas nativas para a conservação do nosso bioma Cerrado, que sofre muito com as queimadas e a devastação das matas e uma grande ação de arborização, com o plantio de quase 2 mil mudas, em novembro”. Ela ainda acrescenta que a parceria com os jovens educadores ambientais do MedhTO vem somar esforços, trazendo inovação, conhecimento e o protagonismo da juventude, nos apoiando nas questões ambientais e contribuindo para a preservação da Amazônia”.
Programação – a partir das 8 horas
Apresentação teatral dos alunos do 1º ano da Escola de Tempo Integral Almirante Tamandaré
Homenagem aos Amigos do Meio Ambiente
Palestra: O trabalho com o cidadão e o meio ambiente
Passeio na trilha do Viveiro
Visitação aos estandes
- Sempre viva – Arranjos desidratados;
- Meliponativa – Criação de abelhas Nativas sem ferrão;
- Projeto Amazônia
- Sebem;
- Saúde;
- FMA;
- Oficina de sementes – Tela com papelão;
- Defesa Civil – Ação Preventiva, com o tema: Incêndio;
- Você Essencial – Produtos Artesanais;
Oficinas
- Sementes: Bombas de sementes;
- Tela com papelão;
- Oficina Plantas Alimentícias Não-Convencionais (Panc).