Representando o movimento, Elsa participou de debates e ato em defesa do SUS, reforçando a saúde do trabalhador e da trabalhadora como direito humano.
Entre os dias 18 e 21 de agosto, em Brasília, o Movimento Estadual dos Direitos Humanos e Ambientais no Tocantins (Medhto) participou da 5ª Conferência Nacional da Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores (5ª CNTT). A articuladora do Centro de Direitos Humanos de Formoso do Araguaia/TO (CDHF), Elsinar Cabral Ferreira, representou a entidade.
Com o tema “Saúde do trabalhador e da trabalhadora como Direito Humano”, o evento foi organizado em torno de três eixos temáticos estruturantes, no qual as propostas do Tocantins foram definidas na etapa estadual, realizada em junho, após discussões macrorregionais ocorridas entre abril e maio. Esses eixos expressam os principais desafios históricos e atuais da saúde do trabalhador e da trabalhadora no Brasil.
No terceiro dia de atividades, os participantes seguiram em caminhada até o Ministério da Saúde em um ato público em defesa e fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), reforçando a centralidade do SUS como política pública essencial para garantir dignidade e justiça social.
Para a Elsinar Ferreira, “A participação do MedhTO neste espaço é reafirmar o compromisso da entiddade com a defesa da saúde como um direito humano fundamental. As propostas que trouxemos refletem a luta e a construção coletiva das nossas regiões, desde as etapas macrorregionais até a estadual. Estamos aqui para garantir que a voz dos trabalhadores e trabalhadoras ecoe em nível nacional e fortaleça ainda mais o SUS como política pública de justiça e dignidade”.

5ª Conferência discutiu a saúde como direito humano fundamental.

Elsinar representa o Medhto na 5ª Conferência Nacional da Saúde das Trabalhadoras e dos Trabalhadores.