Mulheres participam do curso de beneficiamento de pescado

Mulheres pescadoras e aquicultoras do estado participam do curso de beneficiamento do pescado promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) na cozinha do Mesa Brasil do Serviço Social do Comércio (Sesc) em Palmas. A formação que iniciou na segunda (7) vai até esta sexta-feira (11) no formato presencial.
Para Maria Luiza que é presidente da Associação Bom Peixe do Parque Aquícola Sucupira e faz parte da coordenação do Movimento Estadual de Direitos Humanos do Tocantins (MEDHTO) o projeto vai além de beneficiar as famílias participantes na formação. “Existe toda uma rede de benefícios para as pessoas que vendem ração, equipamentos, gelo, alevinos e também os consumidores que compram promovendo uma economia solidária e com uma alimentação saudável”, disse.
Durante o curso os participantes são munidos de material com as receitas realizadas ao longo da formação.
Os parques aquícolas é uma iniciativa do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), lançado em 2011, que após realização de estudos ambientais e mapeamento foram instalados no Tocantins cinco unidades que contemplam os municípios do entorno do Lago: Brejinho I e II, nos municípios de Ipueiras e Brejinho de Nazaré; Parque Sucupira, em Palmas e Parque Santa Luzia, em Porto Nacional e parque Miracema/ Lajeado em Lajeado TO.
A também coordenadora do MEDHTO, Maria Vanir, defende um aumento de beneficiados com o projeto. “Essa cadeia produtiva do pescado envolve muitas famílias, por isso acredito que o número de pessoas beneficiadas pode ser multiplicado”, destaca.

About the Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like these