O Movimento Estadual de Direitos Humanos (MEDH/TO) participou nesta quinta-feira (9) da revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) de Palmas. A reunião aconteceu no auditório do Instituto 20 de maio.
Na ocasião foi apresentado o plano municipal de gerenciamento integrado dos resíduos sólidos, um dos instrumentos de planejamento municipal com participação de entidades, associações e representantes da comunidade palmense.
Conforme a coordenadora do MEDH/TO, Maria Vanir, é importante as discussões para atualização do Plano de acordo com as demandas e necessidades da cidade. “A atualização é importante e precisa começar de casa, dentro dos próprios órgãos públicos do Município com a reciclagem e pontos de coletas identificados”, ressaltou.
O PMGIRS apresenta ações e propostas voltadas para a coleta, o tratamento e a destinação final dos resíduos sólidos.
A psicóloga Marta Moreira sugeriu durante o debate executar projeto de coleta seletiva com as crianças. “O projeto é com o objetivo de conscientizá-las para práticas saudáveis de cuidados com o meio ambiente”, disse.
O assunto é pertinente ao projeto “Direitos Humanos e Socioambientais promovido pelo Medh/TO que trabalha um Coletivo de Adolescentes Educadores Ambientais. A iniciativa tem o apoio do instituto clima e sociedade(iCS).