O 3º Encontro nacional das comissões permanentes para o controle social no SUS dos estados e Distrito Federal acontece em Brasília, com a presença da Elsinar Cabral Ferreira, que é membro da comissão de educação permanente, Conselheira da mesa diretora do conselho estadual de saúde e também faz parte da coordenação do Movimento dos Direitos Humanos de Formoso (MDHF).
Segundo ela a iniciativa das Comissões permanentes para o controle social no Sistema Único de Saúde tem o objetivo de atuar na democratização do estado, na garantia dos direitos sociais, e na participação da população na política de saúde, reafirmando caráter deliberativo dos conselhos de saúde, para o fortalecimento do controle social no SUS.
Para Elsinar a educação permanente deve ser constante para ampliar o entendimento sobre o controle social na execução das medidas públicas de saúde. “Entende se como educação permanente o controle social dos processos pedagógicos que contribuem para o desenvolvimento da ação do sujeito social em torno do cumprimento do direito à saúde e com metodologias participativas através de processos formais e informais que valorizam as vivências das pessoas”, destacou.
O evento iniciou nesta quinta (9) e segue até sexta(10).