MEDHTO une forças com catadores em defesa do meio ambiente

Na semana do Meio Ambiente, o Movimento Estadual de Direitos Humanos e Ambientais no Tocantins (MEDHTO) une forças com parceiros para promover ações em defesa da natureza e da justiça climática. As mobilizações fazem parte do alerta global pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado todo 5 de junho, e ressaltam a urgência da preservação ambiental, da justiça socioambiental e da importância da COP-30, que será sediada no Brasil.

As atividades começam nesta quinta-feira, 5, com catadores de materiais recicláveis em Palmas, seguem no dia 6 com um seminário e ato em Araguaína contra a Hidrovia Araguaia-Tocantins, e encerram no dia 7 com participação no Ato Nacional Unificado contra o PL 2159/2021, o “PL da Devastação”.

Durante o Café Ambiental com catadores de material reciclável em Palmas, será realizada uma formação com o tema “Associativismo, Economia Solidária e Meio Ambiente”. O encontro é aberto à participação da comunidade em geral e busca promover diálogo e aprendizado coletivo sobre práticas sustentáveis e organização social.

A coordenadora do MedhTO, Maria Vanir Ilídio, destaca a parceria do MedhTO. “Neste 5 de junho, reafirmamos nosso compromisso com a luta socioambiental. A parceria com a Ascampa neste Dia do Meio Ambiente reforça a importância da união entre sociedade civil, catadores e juventudes na construção de um futuro mais justo e sustentável”.

Para a catadora de material reciclável há 20 anos e fundadora da Ascampa, Maria Edileuza Soares Mendes, o Café Ambiental desta quinta-feira promete ser um momento especial. “Será de grande aprendizado coletivo e troca de experiências. Estaremos juntos com a Ascampa, a Comunidade Kolping e tantas outras pessoas que somam nessa caminhada. Vamos conversar sobre associativismo, economia solidária e meio ambiente, fortalecendo ainda mais nossa rede de atuação”, afirma.

Ações em prol do meio ambiente

Com os projetos Coletivo Jovens Educadores Ambientais (CJEA) e o curso Direitos Humanos e Mudanças Climáticas (DHMC), entre outras ações, o MedhTO tem provocado reflexões sobre a temática. As iniciativas contam com o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS).

 O CJEA estará presente nas três ações da semana utilizando os óculos de realidade virtual com a exibição do filme Amazônia Viva, que é uma produção da Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais (IRI Brasil). Com direção e roteiro de Estêvão Ciavatta, com apoio do iCS, o filme leva a pessoa vivenciar a força e a beleza da maior floresta tropical do mundo.

Com a experiência em 3D, o MedhTO visa conscientizar sobre a importância da floresta Amazônica, bem como a necessidade de preservação do habitat natural e todas os seres vivos que nele habitam.

COP-30 de 2025

É a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (Conferência das Partes), um evento anual global onde países, cientistas e organizações discutem e negociam ações para combater as mudanças climáticas. E neste ano de 2025, o Brasil irá sediar o evento que vai ocorrer em Belém do Pará.

Data

Reconhecida como o Dia Mundial do Meio Ambiente e criada pela Assembleia Geral das Nações Unidas na resolução (XXVII) de 15 de dezembro de 1972 durante a Conferência de Estocolmo, na Suécia, também conhecida como Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano.

About the Author

Ascom MedhTO

MEDH/TO - Associação Estadual de Direitos Humanos no Tocantins
( nome de fantasia: MEDH/TO) - CNPJ 09.052.321/0001-04
Novo Endereço: 303 norte, alameda 13, lote 26 - CEP 77.001.368 - Palmas T0
Telefones: (63) 99215-1887
E-mail : medhto.2018@gmail.com / Site: https://medhto.com.br/ / https://www.facebook.com/MedhTocantins/
Instagram: @medhtocantins

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like these