A Assembleia eletiva da Associação de Direitos Humanos no Tocantins (ASEDH/TO) elegeu, neste domingo (5), a nova coordenação do Movimento dos Direitos Humanos no Estado do Tocantins (MEDHTO). O processo eletivo ocorreu com a presença de 11 das 15 entidades associadas à entidade e por aclamação Maria Vanir foi reconduzida ao cargo de coordenadora.
Participaram do processo democrático o Centro Indigenista Missionário (CIMI), Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP), Centro de Direitos Humanos de Cristalândia (CDHC), Centro de Educação Popular (CEP), Centro de Direitos Humanos de Formoso (CDHF), Movimento dos Sem Terra (MST), Centro de Direitos Humanos de Araguaina (CDHA), Centro de Direitos Humanos de Porto Nacional (CDHPN), Centro de Defesa da Criança e do Adolescentes (CEDECA), Movimento dos atingidos por barragens (MAB), Comissão Pastoral da Terra (CPT), Centro de Direitos Humanos de Miracema e Instituto ART Afro e GOTO.
A escolha da nova coordenação aconteceu de forma paralela a oficina Sementes de Proteção realizada entre os dias de 3 a 5 de junho, em Palmas.
Já reconduzida ao cargo, Maria Vanir ressaltou que a participação na oficina Sementes de Proteção norteou ações para próxima gestão frente a entidade. “Estou muito agradecida pela confiança na recondução ao cargo e que a oficina do projeto Sementes de Proteção deu diretrizes para o MEDH nos próximos anos. Vamos continuar na defesa dos vulneráveis com sede de justiça que lutam pelos seus direitos humanos”, disse.
Posse
Logo após a Assembleia eletiva foi empossado os membros da nova coordenação do MEDHTO que estarão à frente da entidade por três anos no mandato de junho de 2022 a maio de 2025.
Composição da nova coordenação do MEDH/TO:
Coordenadora: Maria Vanir Ilídio
Vice Coordenadora: Selma Ramos da Silva (CDHP)
1° Secretaria: Elsinar Cabral Ferreira(CDHF)
2° secretaria: Dionisia Barbosa Abreu Neta – Miracema
Tesoureiro: Adão da silva Magalhaes, Paraiso TO
Titulares do Conselho fiscal:
Tatiana Pereira dos Reis – CEP, Palmas
Carlos Augusto Castro Almeida – CIMI, Porto Nacional
Edmundo Rodrigues Costa – Araguaina – CPT
Suplente do Conselho fiscal:
Luana Raquel Costa Porto – CEDECA, Palmas
Messias Vieira Barbosa – Palmas, MST.