Iniciativa acontecerá neste domingo, na praça do Bosque, e faz parte da campanha Juventude e Meio Ambiente realizada pelo MEDHTO.
Neste domingo (5), dia que se celebra do Dia Mundial do Meio Ambiente, um ato público pela conscientização socioambiental será realizado em Palmas. Com o protagonismo da juventude, a ação acontecerá na praça do Bosque, a partir das 16h. Com inciativa do Coletivo de Adolescentes Educadores Ambientais que compõe projeto desenvolvido pelo Movimento Estadual de Direitos humanos no Tocantins (MEDHTO), o ato faz parte da Campanha Juventude e Meio Ambiente.
A concentração será frente o banco da Caixa Econômica Federal da praça do bosque.
Segundo o MEDHTO durante o ato, será realizada uma caminhada pela praça conscientizando as pessoas sobre os cuidados para proteger o habitat natural humano e em seguida a leitura de um manifesto em defesa da Amazônia. Na ação, também haverá distribuição de mudas de plantas e apresentações artísticas e culturais.
Campanha
A campanha Juventude e Meio Ambiente busca promover o protagonismo jovem na conscientização socioambiental. O objetivo é promover diversas atividades que estenderão de 5 de junho (Dia do Meio Ambiente) até 12 de Agosto (Dia da Juventude).
Projeto
De iniciativa do MEDTHTO, o projeto Direitos Humanos e Socioambientais visa a formação em educação ambiental por meio de ações voltada a jovens e adolescentes da capital. A ação tem o apoio do Instituto Clima e Sociedade.
O objetivo é promover o uso sustentável da terra desvinculando o crescimento econômico dos impactos ambientais, além do fortalecimento das entidades associadas ao Movimento de Direitos Humanos no Tocantins
O projeto também conta com Coletivo de Adolescentes Educadores Ambientais que são multiplicadores da questão ambiental no seu local de vivência; bairro de moradia, escola, trabalho, local de lazer.
A iniciativa também prevê a formação cidadã, político, social e ambiental de adolescentes a fim de mobilizá-los nas questões ambientais, transformando-os em protagonistas e agentes transformadores na melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida do município de Palmas.