Pesquisadores debatem sobre Racismo Ambiental em roda de conversa

Evento, organizado pelo MedhTocantins e Comsaúde, contará com a presença do portuense Dr. Jonas Carvalho, psicólogo e pesquisador associado de Universidade de Dortmund, Alemanha.

Neste sábado (26), às 14 horas, a Comsaúde e o Movimento Estadual de Direitos Humanos no Tocantins (MedhTO) realizam uma roda de conversa sobre “Racismo Ambiental”. O evento será transmitido pelo canal https://www.facebook.com/MedhTocantins e https://youtu.be/GlN5u8lCSFI.

O racismo ambiental se caracteriza pela desigual distribuição dos riscos ambientais socialmente produzidos pelo processo de extração de recursos naturais ou na disposição de resíduos e rejeitos tóxicos no ambiente de forma que atinja grupos desprovidos de poder e representatividade.

O debater terá a participação da professora e doutoranda no Instituto Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos e Cidadania da Universidade de Brasília, Diene Ellen Tavares Silva; do engenheiro Agrônomo e técnico da Apato, Paulo Rogério Gonçalves, da  mestranda em geografia na UFT, Francislene Alves Bezerra e do psicólogo e pesquisador associado da Universidade Técnica (TU) de Dortmund, Alemanha, Dr. Jonas Carvalho e Silva.

De acordo com a coordenadora do MedhTO, Maria Vanir,  a temática é de grande relevância para a sociedade em geral e destaca a preservação do meio ambiente e qualidade de vida. “Estamos promovendo este debate para chamar a atenção das pessoas sobrr a importância de cooperar para a não contaminação dos rios, córregos e/ou a exploração prejudicial ao meio ambiente, dos seus recursos naturais e contribuir para qualidade de vidas das pessoas ou comunidades desprovidas de menos recursos para sobrevivência ou representatividade.

O evento é uma das ações pertinente ao Projeto “Direitos Humanos e Socioambientais em Palmas, apoiado pelo Instituto Clima e Sociedade – iCS. A iniciativa também busca o fortalecimento do movimento de direitos humanos no Tocantins.

About the Author

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may also like these